Abertas inscrições para submissão de projetos de pesquisa e extensão

A Faculdade Serra da Mesa (FASEM), através da Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (ceppg) publicou os editais nº 01/2016 e nº 02/2016, destinados ao financiamento projetos e atividades de extensão; e de iniciação científica, respectivamente. Podem apresentar propostas ao edital de Atividades e Projetos de Extensão os professores, alunos e técnico-administrativos com vínculo institucional. Já para o edital de iniciação científica apenas os docentes podem apresentar propostas – alunos podem apresentar subprojetos vinculados a projeto docente. As inscrições já estão abertas. Os editais estão disponíveis para consulta na página da ceppg – http://local.fasem.edu.br/ceppg

Envio das Propostas

O envio das propostas deve ser realizado por meio do Ambiente Digital de Ensino, Pesquisa  e Extensão, na plataforma Moodle, conforme descrito nos editais, no item processo de inscrição. Os prazos para recebimento das propostas para os dois editais já está aberto e segue até às 23h55 do dia 1º de março de 2016.

Edital nº 01/2016 – Atividades e Projetos de Extensão

Os projetos devem ser propostos dentro das seguintes temáticas: comunicação, cultura, diretos humanos e justiça, educação, meio-ambiente, saúde, tecnologia e produção, trabalho.

Veja a classificação de Atividade e de Projetos de Extensão.

Atividade de Extensão – ações imediatas e rápidas que visam atender as necessidades acadêmicas e sociais, tais como: cursos de pequena duração, eventos (congresso, seminário, simpósio, palestra, encontro, etc.), visitas técnicas, comunicações, apresentações culturais, dentre outros.

Projetos de Extensão – ações de prazo mais prolongado com tempo determinado de início e fim cujo objetivo está relacionado à resolução de problemas ou aproveitamento de oportunidades que fortaleçam o ensino e a pesquisa, por meio da interação dialógica com a sociedade. Devem culminar na apresentação de um produto que beneficie diretamente a comunidade e a formação acadêmica dos estudantes, como: comunicações, informativos, cartilhas, cursos, treinamentos, palestras.

Edital nº 02/2016 – Iniciação Científica

A ação tem como objetivo fomentar o desenvolvimento da pesquisa na faculdade e na região, bem como promover a disseminação do conhecimento científico nas áreas prioritárias do edital.

São áreas prioritárias do edital saúde e sociedade, gestão e sociedade, tecnologia e meio ambiente, e ‘educação e sociedade.