Gestão da Tecnologia da Informação


Duração : 2 anos e 6 meses
Período : Noturno
Carga Horária :2.220 h/a

Valor da MatrículaR$450,00
Valor Médio da MensalidadeR$450,00

Coordenaçao

Prof. Fernando Bonifácio
Coordenador do Curso de Tecnólogo em Gestão de Tecnologia da Informação

Contato
e-mail: cursogti@fasem.edu.br
telefone: (62) 3357 –7272 / Ramal 21


Matriz Curricular

Corpo Docente

Laboratório

Laboratórios de Informática 01 e 02: Cada Laboratório possui 23 computadores, sendo que o Laboratório 01 possui sitema operacional XP, sendo que todos os computadores estão conectados à internet por meio de rede Wi-fi. Já o Laboratório 02 possui sistema operacional Linux e estão conectados à internet por meio de rede cabeada.

Condições do Curso

Portaria de Reconhecimento pelo MEC
Portaria nº 519 de 15 de outubro de 2013.

Portaria (390)

Calendário


Missão do Curso

 O Curso Sup. de Tec. de Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade Serra da Mesa – FASEM visa atender um mercado crescente de profissionais que se formam em outras áreas, e possuem um grande interesse na área de informática. Este curso vem para qualificar o profissional que conhece bem a sua área e deseja aplicar a informática como solução, e até mesmo para um maior conhecimento dentro de uma organização em nível gerencial, onde o objetivo principal é alcançar a especialização de alunos que terminem o curso de graduação em outros cursos, bem como de outras universidades da região e de outras localidades. O Curso de Gestão em Tecnologia da Informação possui o propósito de formar um profissional competente, cidadão comprometido com a formação de uma sociedade sustentável, capaz de exercer com responsabilidade seu papel profissional e social. Nessa perspectiva, um corpo de disciplinas consolida uma formação acadêmica, crítica, dinâmica e criativa que, ao enfatizar a modalidade de Tecnologia da Informação, prepara o aluno com a finalidade de atender a demanda do mercado em projetos de desenvolvimento de sistemas. Objetivos Específicos: – Utilizar raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com fundamentos teóricos e técnicas básicas de computação; – Interagir criativamente em face dos diferentes contextos organizacionais e sociais; – Demonstrar compreensão do todo da Área de Computação, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo; – Lidar com modelos inovadores de Computação; – Resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios da área; – Ordenar atividades e programas, decidir entre alternativas, identificar e dimensionar riscos; – Selecionar estratégias adequadas de ação, visando atender interesses inter-pessoais e institucionais; – Solucionar procedimentos que privilegiem forma de atuação em prol de objetivos comuns; – Oferecer aos estudantes uma sólida bagagem de conhecimentos básicos constituindo o núcleo comum; – Vincular ao curso progresso tecnológico, em resposta aos desafios criados pela competição nacional e internacional; – Proporcionar o desenvolvimento do espírito de pesquisa, aliando-o ao domínio de conhecimentos específicos, capacitando os alunos a resolverem problemas reais.

Habilidades a serem desenvolvidas

  • Domínio de metodologias de desenvolvimento de soluções computacionais;
  • Analisar criticamente o impacto de sua   atuação profissional na sociedade, conhecendo e    respeitando os princípios éticos;
  • Capacidade para assessorar as organizações na elaboração    do Plano Diretor de TI da empresa.

Mercado

Iniciativa privada: – Desde micro e pequenas empresas à multi – nacionais em diversas áreas dos departamentos de TI (gestão de TI, administração de redes / banco de dados, análise de sistemas, engenharia de software, gestão de redes sociais, etc.); Serviço Púbico: – Em todas as esferas, os profissionais de TI estão cada vez sendo mais requisitados em concursos públicos (Poderes executivo, legislativo, judiciário, etc.) para as áreas que antes só existiam em organizações privadas; Ensino: – O profissional de Gestão de TI pode se engajar em instituições de ensino em todos os níveis, especializando-se em áreas afins através de especializações, MBAs, mestrados, doutorados, etc.

Certificação Parcial

1º ano – Consultor em Tecnologia da Informação;

2º ano – Gestor em Sistemas de Informação;

3º ano – Tecnólogo em Gestão de Tecnologia da Informação.

Áreas de atuação 

Iniciativa privada :Desde micro e pequenas empresas à multi – nacionais em diversas áreas dos departamentos de TI;

Serviço Púbico: Em todas as esferas, os profissionais de TI estão cada vez sendo mais requisitados em concursos públicos;

Ensino: O profissional de Gestão de TI pode se engajar em instituições de ensino em áreas afins através de especializações, MBAs, mestrados, doutorados, etc.

Email: cursogti@fasem.edu.br