Docência do Ensino Superior


Duração : 15 meses
Período : Noturno
Carga Horária :420 h/aula

Valor da MatrículaR$150,00
Valor Médio da MensalidadeR$150,00

Coordenaçao


Matriz Curricular


Corpo Docente

Laboratório

Condições do Curso

Calendário


Objetivo

Contribuir com o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais às práticas pedagógicas no ensino superior, com aporte de reflexões filosóficas, éticas e metodológicas. Contribuir com a formação de professores de diferentes áreas (tecnólogos, licenciados e ou bacharéis) e especialistas em educação em relação às questões de caráter filosófico, administrativo e didático do ensino superior. Nortear metodologicamente o caráter técnico-prático daqueles que exercem ou pretendem exercer a docência, qualificando para atuação como especialista no ensino superior.

Objetivos específicos

Habilitar graduados dos vários cursos superiores para o exercício da docência na Educação Superior, proporcionando uma cuidadosa elaboração pedagógica, para um desempenho de melhor qualidade no mercado em expansão;

Erigir coletivamente conhecimentos que permitam o desenvolvimento de valores, competências, habilidades e capacidades que gerem um exercício profissional crítico-reflexivo;

Oferecer o aprofundamento dos conhecimentos relativos a instrumentos teórico-metodológicos para o exercício de atividades organizacionais e gerenciais do processo educativo.

Público – alvo

Profissionais das diferentes áreas de conhecimento que atuam ou desejam atuar no ensino superior, educadores universitários interessados no aprimoramento profissional.

Justificativa

Apesar na notória ampliação do número de vagas no sistema de ensino, e das discussões sobre a educação, o fracasso escolar é um problema que deve ser visto com um olhar sistêmico dentro do contexto educacional. A necessidade urgente de melhorar a qualidade do que se ensina e de como se ensina, do que se aprende e de como se aprende, sendo necessário um diálogo da educação com outras áreas do conhecimento a fim de tornar a o espaço educacional um lugar de promoção de desenvolvimento das potencialidades e menos de espaço de exclusão.

Resultados esperados (competências e habilidades)

Entender as técnicas utilizadas na Educação Superior a partir das diretrizes institucionais para o fortalecimento da sua atuação;

Perceber a importância do Planejamento como mais uma estratégia de gestão;

Apreender o significado do Ensino, Pesquisa e Extensão como espaços fundamentais na construção do conhecimento;

Identificar a concepção de avaliação a partir das diretrizes institucionais de ensino.

Metodologia

As aulas serão reflexivas, com utilização de metodologias ativas, com o propósito de estimular a participação dos estudantes como protagonista no processo de ensino aprendizagem. Serão utilizados recursos audiovisuais, bibliografias e jurisprudência sobre as temáticas e suas atualidades.

O moodle será utilizado como ambiente para discussões das disciplinas, da sua utilização será contabilizado frequência e atividades que incidirão na avaliação.

Componentes Curriculares

  • Teorias da Aprendizagem
  • Metodologia de Pesquisa
  • Gamificação, TDICE e Educação
  • Políticas e Legislação no Ensino Superior
  • Psicopedagogia e Neurociência no Ensino Superior
  • Educação em Direitos Humanos
  • Avaliação da Educação e da Aprendizagem
  • Gestão e Coordenação no Ensino Superior
  • Didática do Ensino Superior
  • Liderança, Oratória e Marketing Pessoal Docente
  • Filosofia da Educação
  • Seminário Transdisciplinar
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • TCC  –    total de 420h
  • Disciplinas optativas: Metodologia para Projetos de Extensão, Gestão de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Design Thinking para Educadores.